Home / Costura / Comprar tecidos

Comprar tecidos

Comprar tecidos exige um pouco de conhecimento e bom gosto, é claro! Seja qual for a aplicação para a qual você irá destinar o tecido, como costura ou trabalhos artesanais, é importante que ele seja bem escolhido.

É muito comum surgirem dúvidas no momento da escolha, principalmente quando a pessoa que irá comprar os tecidos não tem experiência com este tipo de aquisição.

Para dar aquela ajudinha, separamos para vocês, neste artigo, diversas dicas muito bacanas para comprar tecidos de qualidade com facilidade e sem nenhuma dor de cabeça.

Qual a importância de saber comprar tecidos?

Saber comprar tecidos é de extrema importância para a criação de peças bonitas e de alta qualidade. Cada peça pede um tipo de tecido diferente e diversas variáveis interferem nisso, como a estação, a ocasião entre outros fatores.

Comprar o tecido correto é primordial para a criação da roupa que você deseja. Vale a pena lembrar que o uso do tecido errado pode danificar toda a produção.

O tecido inadequado ou de qualidade inferior prejudica o caimento da peça ou resulta em criações de qualidade inferior que se danificarão com facilidade.

Como comprar o tecido certo para cada roupa?

Agora que você já compreendeu a importância da escolha de um tecido de qualidade para a confecção das suas roupas Saiba qual o tecido ideal para criar a peças que você imaginou.

Para facilitar no momento da compra dos tecidos nós separamos alguns critérios que devem ser observados:

Estação

A estação em que a peça será usada deve ser considerada no momento da compra dos tecidos.

Nas épocas de calor, como a primavera e o verão, o ideal é procurar por tecidos que sejam fresquinhos e soltos e aliviem o calor típico da época. Procure por aqueles que absorvam o suor e permitam a passagem de ar.

Os tecidos mais indicados para estas estações são os que são feitos com viscose, seda, linho ou o famoso algodão.

Alguns exemplos comuns de tecidos com estes materiais são o crepe, sarja de algodão, cetim de algodão, cambraia, voil, tricoline etc.

Já nos períodos de frio intenso, os tecidos indicados são que possuem tramas de maior peso, que não deixam passar o ar e oferecem isolamento térmico. As fibras naturais mais indicadas para a peças de inverno são lã e o algodão.

Porém, também é possível encontrar versões sintéticas como o poliéster e o acrílico; a maior vantagem de tecidos com estes materiais é o preço. Ele é bem mais em conta do que o das fibras naturais citadas anteriormente.

Os principais tecidos para enfrentar as baixas temperaturas do inverno e  outono são tricô, lã, tweed, crepe pesado, flanela de algodão ou lã, veludo, entre outros.

Ocasião

Outro fator que deve ser levado em conta no momento de comprar tecidos é o lugar onde será usada a roupa.

Ocasiões mais elegantes exigem tecidos mais finos, assim como o ambiente de trabalho exige tecidos mais sóbrios e o dia a dia tecidos leves. Confira as principais indicações:

  • Caso a peça a ser confeccionada para uma festa, os tecidos devem ressaltar a elegância e requinte. Os mais indicados são o chiffon, musseline, renda organza, cetim, tafetá, crepe chanel ou georgette.

  • Para o trabalho, o tecido deve representar a formalidade. Por isso ao comprar tecidos para a criação de roupas para o trabalho, dê prioridade para o tweed, lã, tricoline, malhas e cambraia.

  • Para o dia a dia, o tecido da roupa deve oferecer conforto e praticidade. No momento de comprar o tecido opte pela malha e o algodão.

Agora que você já sabe quais os tecidos adequados para a criação de diversos tipos de peças diferentes ficará muito mais fácil comprar tecidos com tranquilidade e segurança. Visite o site da Avimor, www.avimortecidos.com.br, e conheça os seus tecidos!

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *