Home / Faça em casa / Como usar o óleo de máquina – Tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta

Como usar o óleo de máquina – Tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta

É conhecido que tanto dentro da indústria como do mundo do artesanato, a melhor maneira de reduzir possíveis impactos e desgastes entre duas superfícies é por meio da lubrificação que o óleo de máquina tem a oferecer.

Mas mesmo assim, muita gente não sabe ao certo como usar o óleo de máquina e como esse componente pode ajudar a transformar e aumentar a vida útil das máquinas, muito bem como a sua produtividade como artesão.

Por isso no texto de hoje separamos uma série de informações sobre como usar esse componente para fazer seu maquinário ter uma eficiência maior, e porque ele é tão importante na vida de quem trabalha com costura.

Aprenda como usar o óleo de máquina

O óleo de máquina lubrificante é feito de óleos selecionados, que irão garantir a total conservação, penetração e lubrificação de sua ferramenta, sempre muito mais duradoura.

O uso frequente desse componente irá evitar possíveis desgastes em todos os aparelhos, desde eletrodomésticos tradicionais, até bicicletas, automóveis, dobradiças e é claro máquinas de costura.

Por ter uma tradição muito grande dentro da indústria e uma qualidade reconhecida no mercado, ele é o mais consumido quando se pensa em maneiras de lubrificar seu maquinário.

  • Primeiramente é preciso manter a máquina limpa antes de aplicar o produto

Se a sua máquina está toda suja por fora, imagina como ela deve estar por dentro. Por isso limpe sempre sua máquina por fora com um pano úmido e com o auxílio de um pincel e pinça.

Retire todas as peças como a caixa de bobina, limpe todos os dentes e qualquer outro espaço que possa precisar de uma faxina. Se você é uma pessoa que usa muito a sua máquina, essa limpeza precisa ser mais frequente.

  • A lubrificação é a chave desse processo

Que o óleo de máquina vai dentro do maquinário para ajudar na lubrificação você já sabe né, já que ela precisa desse item de tempos em tempos para poder sobreviver.

Existem algumas máquinas que tem uma lubrificação automática, geralmente são os modelos industriais. Caso a sua não seja assim, você precisa apenas aplicar algumas gotinhas de óleo de máquina para ela ficar boa.

  • Tem que ser óleo de máquina mesmo

Nunca use óleos de cozinhas, porque esse tipo não tem os lubrificantes especiais e necessários que os óleos de máquinas têm, e podem acabar estragando seu equipamento com o tempo.

  • De tempos em tempos leva-a no mecânico

Essa dica extra é para quem acaba esquecendo que é preciso cuidar do equipamento, assim como a gente cuida da gente. Quem usa a máquina com muito mais frequência, precisa leva-la para fazer uma revisão de vez em quando.

Às vezes existem algumas falhas que a gente nem consegue notar, fazendo com que a longo prazo mais estragos possam acontecer.

  • Não desmonte se não souber montar

Por fim, pense se você sabe mesmo como mexer em sua máquina por dentro. Para aplicar o óleo de máquina, você não precisa abrir o maquinário, só alcançar as engrenagens.

Por isso, se não souber como montar, não desmonte nunca. Pode ser que depois você corra um risco de deixar tudo fora de ordem, e acaba pagando um prejuízo ainda maior.

Agora que você já sabe como usar o óleo de máquina e o que precisa fazer para garantir a vida útil do seu maquinário, é preciso encontrar uma loja especializada para esse tipo de material.

Por isso, acesse nosso site www.avimortecidos.com.br e conheça tudo que você pode fazer no mundo dos aviamentos, seja procurando óleo de máquina ou outros itens desse segmento.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *